Ponto de Vista "TEMPO DE JIU JITSU NÃO SIGNIFICA NADA" Será?

 Não venho aqui criticar o autor da frase, mas chamar a reflexão o tema da matéria.

OPINIÃO:

      Um faixa preta em um vídeo acabou pronunciando a frase " TEMPO DE JIU JITSU NÃO SIGNIFICA NADA", penso que o professor foi precipitado em de forma descuidada deixar que essa ideia escapasse.

      No decorrer do texto talvez todos entendam e com certeza podem também discordar do que irei expor, afinal para pessoas como eu que iniciei o jiu jitsu, na década de 80 talvez eu seja lento em acompanhar outros raciocínios.

 

             Depois de ouvir no vídeo uma analogia  jiu jitsu e  motoboy, onde profissionais que entregam encomendas e coisas que mesmo estando 20 anos na atividade não teria as habilidades de um atleta de motociclismo com suas técnicas e treinos elaborados.  Penso que a analogia não foi adequada, pela distância técnica existente em um praticante de qualquer arte marcial e um condutor de qualquer veículo. 

          Outra colocação equivocada foi um momento onde imputa a uma crítica recebida em suas redes sociais a respeito do tempo que o autor da crítica teria recebido sua faixa em 16 anos  e na avaliação do autor do vídeo isso causaria uma pretensa dor, devido a diferença de tempo de graduação e que hoje em dia as coisas são diferentes etc.

       Talvez uma análise mais fria e sem emoção seria reconhecer que o jiu jitsu competitivo nem de longe é um jiu jitsu onde seus praticantes dominam a arte. 


       Se tornam especialistas em meia dúzia de técnicas, doutores em regras e como as  burlarem utilizando as mesmas em proveito próprio e além disso exímios estrategistas, o que não deixa de ter seus méritos, mas como disse, nem de longe os tornam mais conhecedores de jiu jitsu. 


          De forma alguma quero tirar o mérito dos campeões, entretanto expor uma narrativa que os atletas que foram graduados com mais de 10 anos de prática, provavelmente tenham treinado errado, ou se possa fazer uma cobrança de resultados de forma comparativa, penso ser uma colocação apresada e pueril. 


         Façamos uma analogia séria, levando em consideração que um professor faixa preta, deve minimamente ter estudado toda parte de quedas, se feito de forma séria, leva-se uns 4 anos em média, um aprendizado cuidadoso de solo em torno de 7 anos mínimos e ainda temos a parte de defesa pessoal que levará também algo em torno de uns 4 a 5 anos de estudo regular, levando se em consideração que se treine paralelamente duas ou as três valências juntas, dificilmente se poderia de forma adequada com menos de 10 anos ser graduado, faixa preta.


            Um tempo atrás existia uma diferenciação de faixas pretas atletas e faixas pretas professores, quem sabe seja o mais adequado. 


             Pois em um dos vídeos do faixa preta em questão ele confesa não saber defesa pessoal, seria uma falha em sua formação? Seria comparavel ao motoboy que não tem carteira? Ou ao médico que não fez a cadeira de anatomia 1 e mesmo assim se formou? 


Bem não sou dono da verdade, apenas convido a todos a uma reflexão.


Essa é a minha Opinião.


Postar um comentário

0 Comentários