Quem trouxe o Jiu Jitsu ao Brasil foi Sada Miyako e não Maeda.



Nosso Blog é um anexo para o estudo de nossos alunos, pois nosso foco é a formação de professores, inevitavelmente nossa ARTE MARCIAL , está acima de esportes e ou medalhas, formamos campeões da vida! Um dos trabalhos da escola é a produção feita de forma escrita da História do Jiu Jitsu, e continuamos as pesquisas no intuito de passar a todos da MONTE TEAM , as informações mais fidedignas para passar aos nossos alunos.   





" QUEM TROUXE O JIU JITSU AO BRASIL ANTES DE KOMA, FOI UM JAPONÊS CHAMADO SADA MIYAKO, EM UM NAVIO ESCOLA DA MARINHA DO BRASIL" 




        Certamente ninguém sabia disso! Baseado em artigos histórico e jornais da época, fazendo uma rápida cronologia, pois a vinda de Koma data de 1914, e Sada Miyako data de 1908.



Foto: Sada Miyako treinando no navio rumo ao Brasil


Sada Miyako:

   Em 1908 o Navio-Escola Benjamin Constant em sua viagem ao redor do mundo resgatou vários náufragos na costa japonesa, um deles seria o japonês Sada Miyako. Por causa do salvamento os militares brasileiros foram efusivamente homenageados no Japão e às vésperas da viagem de retorno do navio ao país um dos náufragos resgatados se ofereceu para embarcar e participar da viagem. Já no retorno ao Brasil, a bordo do Benjamim Constant e sempre junto com seu discípulo M. Kakihara, o mestre Sada Miyako teria aplicado as primeiras aulas da modalidade, que no ano seguinte passou a ser ensinada na Escola Naval e em outras organizações militares da armada. 





Foto: Mitsue Maeda - Conde Koma

MAEDA:
     " De acordo com uma cópia do passaporte de Maeda fornecido por Gotta Tsutsumi, presidente da Associação Paramazônica Nipako de Belém, Maeda chegou ao Brasil pela cidade de Porto Alegre, em 14 de novembro de 1914, porém a história contada no site da CBJJ que foi na cidade de Santos ele desembarcou primeiro ao chegar no Brasil. Foi na própria Porto Alegre que fizeram, então, sua primeira demonstração de judô. Depois disso, Maeda e seus companheiros se apresentaram ao longo do país: passando por Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, São Luiz, Belém, Em 18 de Dezembro de 1915 em Manaus." 



A Marinha trouxe o JIU-JITSU para o Brasil


    Documentos antigos esclarecem dúvidas acerca dos primórdios do esporte.




As imagens no artigo registram Sada Miyako ao lado de Kahirara e um treinamento de Jiu-Jitsu a bordo do Navio-Escola Benjamin Constant.

      As informações sobre retorno do navio ao país com estes convidados foram noticiadas na revista CARETA , de dia 19 de Dezembro de 1908.







Venha para uma escola de formação de Jiu Jitsu de verdade.


Clique abaixo e marque sua aula experimental.





Escrito por : Wellington Monte – Professor Faixa Preta 4º Grau.


#jiujitsu #históriadojiujitsu #sadamiyako #gracie #emagrecer #jiujitsukids # jiujitsugratis #aulagratis #blumenau #maeda #itaituba


Postar um comentário

0 Comentários